Abertura

O NUDEMPE - Núcleo para o Desenvolvimento Empresarial tem como objetivo prestar serviços de Assessoria, Consultoria e Treinamento em Gestão Empresarial.

Analisa, elabora os diagnósticos e apoia integralmente as empresas na criação e implantação de soluções na medida certa para cada necessidade, usando a metodologia do Design Thinking.

Seu diferencial está na crença de que as micro, pequenas e médias empresas podem ter um grande impulso de crescimento sustentável a partir da melhoria de sua gestão empresarial. Por esse motivo, transmite aos seus clientes os conhecimentos, práticas e estratégias utilizadas pelas grandes empresas mundiais, adaptados à realidade de cada empresa.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Design Thinking – Processo de Inovação.


O que é Design Thinking?
Design Thinking é uma metodologia ou processo de inovação.
Geralmente associamos a palavra Design como a Forma Percebida do Produto.
O Design Thinking é o processo de como gerar um produto ou serviço inovador, ou seja, com valor percebido pelo cliente.

Para que serve o Design Thinking? / Qual o Objetivo?
O resultado desejado de um processo de Design Thinking é a satisfação do cliente (Interno ou Externo).
Só conquistamos este resultado conhecendo as suas reais necessidades, desejos e percepções.

Quais as Principais Vantagens do Processo Design Thinking?
A grande vantagem é de ser um processo rápido e barato para gerar inovação e valor.
A inovação é resultado da metodologia e trabalho em equipe, ou seja, não depende de um gênio.
O processo tem foco na percepção do cliente, suas necessidades, desejos e comportamento.
O processo leva em conta o conhecimento tácito das pessoas e experiências com protótipos, não dependendo de extensas pesquisas quantitativas.

Quais são as Principais Etapas do Design Thinking?

Identificar Onde Existe uma Oportunidade de Inovação.
Através de uma reunião multidisciplinar a empresa identifica uma ou mais oportunidades de inovação.
Pergunta Chave: Onde iremos crescer?

Descobrir a Oportunidade de Inovação.
Descobrir oportunidades de inovação através da observação do comportamento do cliente e/ou interação através de conversas, pesquisas qualitativas, reuniões de Focus Group, etc.
Perguntas Chaves: Como é a percepção de valor do cliente?
Quais são as necessidades dos clientes? Para que, o cliente precisa do produto ou serviço?

Desenvolver a Oportunidade de Inovação (Produto ou Serviço).
Desenvolver o produto ou serviço que atendam as necessidades e percepção de valor do cliente.
Nesta etapa utiliza-se o processo Heurístico para definir o diagnóstico e
o processo criativo para gerar as opções ou idéias de produtos ou serviços.

Testar as Ideias Protótipos.
Fazer testes monitorados para saber se o produto ou serviço atendem às necessidades e percepção de valor do cliente.
A experiência com os protótipos pode: validar, reprovar ou gerar novas idéias.
Pergunta Chave: O Cliente está satisfeito com este produto ou serviço?

Planejar e Implementar a Inovação / Solução.
Planejar as etapas de produção e introdução do produto ou serviço no mercado.
Pergunta Chave: Como multiplicar os resultados da inovação?

Quais são os Diferenciais do Design Thinking?
  • Foco no comportamento e percepção de valor do cliente, suas reais necessidades e desejos;
  • Desenvolver novos produtos ou serviços com equipe multidisciplinar.
  • Utilizar recursos visuais, desenhos e diagramas de causa e efeito.
  • Utilizar o conhecimento tácito e explorar o processo intuitivo.
  • Utilizar protótipo para validar idéias ou gerar novas idéias;
  • Visão sistêmica e de processo.



O Design Thinking é a metodologia de trabalho utilizada pelo NUDEMPE no desenvolvimento de seus projetos.

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