O NUDEMPE, consciente da importância das inovações como
forma de sobrevivência em nosso mercado globalizado e digital (Mundo 4.0), bem
como da necessidade que muitos de seus clientes têm de se reinventar ou de
resolver problemas internos de alta dificuldade, adaptou para o mercado
corporativo os Hackathons, e criou sua divisão de Competições Criativas.
Com esse novo tipo de serviço poderemos propiciar aos nossos
clientes a utilização da riqueza e agilidade dos melhores e mais dedicados
cérebros universitários em prol de suas empresas.
Através dessa modalidade de serviços o NUDEMPE organiza,
coordena e dá mentoria aos estudantes, que através de competições criativas
elaboram projetos destinados a solucionar demandas específicas de nossos
clientes, sejam elas de novos produtos, novas áreas, novos processos ou novas
soluções completas. Contamos com convênios com as melhores universidades do
país.
Alternativamente podemos desenvolver as competições
criativas utilizando os próprios funcionários de nossos clientes ou competições
mistas, funcionários e estudantes.
Outra possibilidade é a elaboração das competições criativas
para grupos de clientes com necessidades ou demandas semelhantes, onde os
projetos ou ideias vencedoras poderão ser aplicados simultaneamente por todas
as empresas contratantes.
Paralelamente, o NUDEMPE está preparado para auxiliar seus
clientes a implementar as ideias ou projetos vencedores em suas empresas, seja
através de serviços de consultoria e assessoria ou através da criação e
mentoria de startups dentro de suas organizações.
Dessa forma, nossa divisão de Competições Criativas,
apresenta as seguintes opções de trabalho:
- Competições internas;
- Competições externas;
- Competições colaborativas
- Consultoria e assessoria para implantação das
ideias ou projetos vencedores;
- Criação, implantação e mentoria para Startups
destinadas à implantação dos projetos vencedores.
Hackathon é
uma palavra de origem inglesa que foi formada pela junção de dois vocábulos: to hack que é o mesmo que “quebrar” ou
“fatiar” e marathon que significa
“maratona”.
Sendo assim, originalmente, o Hackathon foi concebido como uma
espécie de maratona de programação
que reunia grande número de hackers por várias horas e até mesmo dias ou
semanas com o intuito de desvendar os sistemas lógicos, códigos, explorar os
dados abertos, bem como discutir novas ideias, propostas e projetos de
software ou hardware.
Hoje em dia, porém, o Hackathon foi além dos projetos de TI,
e está sendo utilizado em praticamente todos os seguimentos, com o propósito de
gerar ideias ou soluções voltadas a temas específicos.
Pode-se dizer, também, que ele é uma evolução do brainstorming, ou seja, uma ação
coletiva, onde pessoas se reúnem, discutem e criam coletivamente.
Na medida em que seu contexto é compreendido e aplicado
corretamente, um universo de possibilidades surge.
A maratona de conhecimento, integração, desempenho,
otimismo, aprendizado que esta metodologia traz é gigantesca para o mundo dos
negócios.
Imagine a mente dos corredores de uma maratona, sim, a
tradicional São Silvestre do Brasil ou a Maratona de Boston nos EUA. Toda
disciplina, foco, concentração somados à explosão química do corredor
transformando sua energia física em oxigênio e ainda força para completar a
prova.
Tire a parte física de toda esta ação, todo desgaste
muscular e a individualidade da prova e troque por motivação, superação,
satisfação, trabalho em equipe e ação para completar a prova, e troque
por uma prova intelectual, envolvente, sintonizada com sua própria equipe
e com as equipes adversárias.
Isso é Hackathon: uma
competição genial elaborada para desenvolver as melhores soluções para
alimentar a cultura da inovação.
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.