Pois bem: na prática, como fazer?Nem sempre é simples, mas uma primeira reflexão leva a crer que, para sair de uma crise, é preciso mudar. No entanto, muitos empresários acreditam que, se o seu negócio funcionou bem até aquele momento, vão conseguir passar pela crise sem grandes alterações. Aí é que mora o perigo.
Os períodos de turbulência e volatilidade econômica servem, entre outras coisas, justamente para questionar tudo o que você pensa conhecer e dominar tão bem. Basta ler os jornais para comprovar que grandes empresas embarcaram na ilusão de repetir o passado imaginando que iriam obter resultados diferentes. A lista dos que quebraram recentemente é forte evidência de que essa fórmula não funciona.
Mudar é preciso, porém, com metodologia e ordem.Sem dúvida, a área financeira de qualquer empresa exige cuidados especiais, sobretudo em momentos de dificuldades. Com maior atenção às finanças, sua empresa poderá reduzir custos de forma mais eficiente, sem perder qualidade no serviço e competitividade do negócio.
A contratação de uma empresa de consultoria ou de serviços especializados poderia ajudá-lo a chegar lá.A pergunta que segue é: por onde começar a mudar? Um bom passo inicial é reavaliar seu plano de negócios. Se você nunca se preocupou em fazê-lo, agora é oportuno e necessário.
O mais importante é verificar qual a situação da empresa hoje e para onde o negócio pode e quer ir. Quais são seus objetivos neste novo cenário e o que a sua empresa pode oferecer a seus clientes para se diferenciar? As respostas constituirão um plano de curto e médio prazo. O ponto focal é como sobreviver com solidez aproveitando as eventuais oportunidades. A crise econômica realmente abriu os olhos de muitos empreendedores em relação à saúde de seus negócios. O primeiro passo seria identificar e analisar friamente os custos de cada área da empresa. Com o levantamento, você será capaz de visualizar possíveis entraves para seu crescimento e também enxergar eventuais custos que pesam no fluxo de caixa sem nada agregar ao produto final.
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