Abertura

O NUDEMPE - Núcleo para o Desenvolvimento Empresarial tem como objetivo prestar serviços de Assessoria, Consultoria e Treinamento em Gestão Empresarial.

Analisa, elabora os diagnósticos e apoia integralmente as empresas na criação e implantação de soluções na medida certa para cada necessidade, usando a metodologia do Design Thinking.

Seu diferencial está na crença de que as micro, pequenas e médias empresas podem ter um grande impulso de crescimento sustentável a partir da melhoria de sua gestão empresarial. Por esse motivo, transmite aos seus clientes os conhecimentos, práticas e estratégias utilizadas pelas grandes empresas mundiais, adaptados à realidade de cada empresa.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

NUDEMPE – 2016 “Foco na Gestão Empresarial”.

O ano de 2015 foi marcado por grandes turbulências nos setores político e econômico do Brasil. Aliado a esses acontecimentos o mundo ainda passa por uma forte crise econômica, que se iniciou em 2008 com a crise imobiliária americana e que perdura até o momento.A China, que assumiu o papel de protagonista como propulsora da economia mundial, deu sinais de perda de fôlego no ano passado, fato que também contribuiu para o desaquecimento da economia global.


No Brasil, provavelmente muito se perdeu com a retração do crescimento econômico, principalmente no setor industrial. Mas temos que pensar de forma otimista e considerar que possuímos os meios para deixar essa crise para traz e sair dela fortalecidos e mais confiantes em nós mesmo.

Temos que nos reinventar como povo e como nação, acreditar na força de nosso trabalho, de nosso mercado interno, em nossa criatividade e em nosso poder de inovação. O Brasil já é uma grande nação, economicamente falando ocupamos a 7ª posição global. Essa reinvenção, dentre outras coisas, passa por uma profunda melhoria na forma de atuar de nossas micro e pequenas empresas.

Como sabemos no estado de São Paulo, por exemplo, as micro e pequenas empresas representam 99% do número total de estabelecimentos, são responsáveis por 48% do número total de empregos formais e arcam com 36% dos salários pagos.

Esses números poderiam ser muito mais expressivos. Para isso necessitamos melhorar a gestão de nossas MPEs, transmitindo aos empresários conhecimentos e práticas relativas à Estratégia (Planejamento estratégico), Processos (Mapeamento, análise e racionalização dos processos), Pessoas (Definição das competências técnicas e comportamentais dos funcionários) e, complementarmente, Tecnologia da Informação.

Os quatro tópicos citados acima formam a base da gestão empresarial e, necessariamente, necessitam ser trabalhados de forma conjunta e com total alinhamento. Essa é a chave do sucesso empresarial.

Em 2016 o NUDEMPE pretende contribuir de forma efetiva com a melhoria da gestão nas micro, pequenas e médias empresas, para tanto, atuará de forma conjunta fornecendo consultorias e treinamentos práticos alinhados e subsequentes dando acesso à teoria e apoiando a aplicação prática das mesmas.

Em breve realizaremos palestras para explicar melhor a forma como pretendemos trabalhar. No momento estamos realizando contatos com entidades e associações de classe e órgãos governamentais de nossa região, buscando parcerias para aumentar o alcance de nossas iniciativas.
Fique atento a nosso blog, nele sempre constarão nossas informações atualizadas.

Dados Sebrae - Importância das Micro e Pequenas Empresas



O esquema abaixo mostra, numa escala de 0 a 100, que nossas MPEs possuem um nível de maturidade em Gestão Empresarial ainda muito baixo, o que obviamente significa um grande espaço e uma imperiosa necessidade de mudança.


Um excelente 2016 para todos nós. É fazer ou fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário